" Cuidemos que nossas palavras e pensamentos não voem além do que a Palavra de Deus nos diz(...) Deixemos com Deus o seu próprio conhecimento (...) Prossigamos tal como Ele se der a conhecer, sem tratar de descobrir algo sobre sua natureza fora da Sua Palavra" John Calvino

1 de nov. de 2010

Marcas de Valor

“ Quem dentre vós é sábio e entendido? “ Tg.3: 13a

Por onde nós passamos deixamos marcas. Um gesto, uma atitude, coisas pelas quais seremos lembrados.

A maioria de nós, esta sempre em busca de sabedoria, sonhos e projetos, não é verdade? Quem não deseja ser bem sucedido, realizar seus sonhos e desejos e de ser uma pessoa inteligente e sábia? Quem não deseja ter uma vida de sucesso?

O problema na verdade, não é ter projetos, sonhos ou desejar sabedoria, mas sim, no tipo de projetos, sonhos e sabedoria que se busca; É buscar projetos e sonhos baseados na vaidade, nas paixões deste mundo; É buscas a sabedoria terrena e não espiritual (Tiago 3:13-18), onde “Tudo é vaidade e correr atrás do vento” (Ec.2:17b).

Podemos observar facilmente uma geração que esta em busca exatamente destes projetos e de uma sabedoria terrena e não de Deus, aquela que nos faz ser notados e exaltados diante de uma sociedade sedenta por dinheiro e por uma liberdade, que muita das vezes parece mais “uma libertinagem”, onde todos são livres para viver e buscar qualquer prazer que deseje, sem nenhuma restrição. Quem não gosta de elogios? De ser notado e de chamar a atenção? Os valores desta geração estão baseados em desejos e paixões que nada tem a ver com valores e padrões de Deus que podemos encontrar na Bíblia. O sucesso almejado tem muito mais a ver com dinheiro e fama, do que com caráter, honra e dignidade. Tudo se tornou valido, porque para muitos “os fins justificam os meios”. “Mentir não é pecado, se você faz isto para proteger alguém”; “Roubar é aceitável, se um pai de família desesperado assim o fez para comprar comida para seus filhos”; “Um roupa mais curta ou decotada não tem problema, afinal, muitas jovens fazem isso hoje em dia, eu até me visto bem comparado com as outras”; “O que são dois reais do troco de meu pai comparado a milhões que outros têm roubado, afinal, não tem problema, o que é de meu pai é meu também”.

Em suma, “o que eu quero é ser feliz”, tudo é valido em busca da felicidade. Buscar a felicidade se resumiu em “ganhar muito dinheiro, ser rico, ser esperto e tirar proveito em tudo e de todos, e ter tudo o que deseja o coração”. Não é de se surpreender, que muitas pessoas tem chegado ao fim da vida vazias e desesperadas em busca de algo que nunca encontraram, neste peregrinação traçada em busca do “sucesso” e da tão sonhada felicidade. Imagine Rei rico e inteligente, que teve tudo que desejou, não negou a si mesmo tudo o que quis, e ao final de sua vida termina dizendo: “Tornei-me mais famoso e poderoso do que todos os que viveram em Jerusalém antes de mim (…) Não me neguei nada que os meus olhos desejaram; não me recusei a dar prazer algum ao meu coração (…) Contudo, quando avaliei tudo o que minhas mãos haviam feito e o trabalho que eu tanto me esforçara para realizar, percebi que tudo foi inútil, foi correr atrás do vento, não há nenhum proveito” (Ec. 2:9-11). Esta foram as palavras de Salomão, o homem considerado mais sábio de sua época e que teve tudo o que quis e desejou.

A felicidade e a sabedoria (divina) esta mais próxima do simples de coração do que o altivo e soberbo que se acha mais que os outros e que acredita que é mais esperto e que encontrará a felicidade nas riquezas e prazeres desta vida, O orgulho do homem o humilha, mas o de espírito humilde obtém honra” (Pv. 29:23), “Melhor é o pobre sábio, do que o Rei Velho e insensato que não se deixa admoestar” (Ec. 4:13). Enganam-se a si mesmo, aqueles que acreditam que gargalhadas e risadas e sinônimo de felicidade. Muita das vezes, gargalhadas e risos buscam esconder a tristeza de um coração abatido. “A tristeza é melhor do que o riso, porque o rosto triste melhora o coração. O coração do sábio está na casa onde há luto, mas o tolo, na casa da alegria. É melhor ouvir a repreensão do sábio do que a canção do tolo. Tal como o estalo de espinhos debaixo panela, assim é o riso dos tolos. Isso também não faz sentido” (Ec.7:3-6).

É importante notar que a sabedoria de que se fala em muitos textos Bíblicos se trata da sabedoria divina e não terrena. Devemos buscar a sabedoria Espiritual e não a terrena que é astuta e sagaz, e muita das vezes egoísta. Que parâmetros deve-se ter em mente quando se esta em busca da sabedoria? Que valores devem estar embutidos na sabedoria que se deve buscar? Como discernir o que é sabedoria terrena e o que é sabedoria humana?

Vejamos o que diz a Bíblia em Tiago 3: 13-18:

“Quem é sábio e entendido entre vocês? Que o demonstre por seu bom procedimento, mediante obras praticadas com a humildade que provém da sabedoria. Contudo, se vocês abrigam no coração inveja amarga e ambição egoísta, não se orgulhem disso, nem neguem a verdade. Esse tipo de “sabedoria” não vem dos céus, mas é terrena; não é espiritual, mas é demoníaca. Pois onde há inveja e ambição egoísta, ai há confusão e toda espécie de males. Mas a sabedoria que vem do alto é antes de tudo, pura; depois, pacífica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera. O fruto da justiça semeia-se em paz para os pacificadores”.

Quando buscamos as paixões deste mundo e a sabedoria terrena nos tornamos senhores de si mesmo e cada vez menos dependentes do Senhor.

Por onde passamos deixamos marcas, pelas quais seremos lembrados. Deixamos uma herança muito mais duradoura do que bens adquiridos, mesmo aqueles que foram comprados com muito trabalho e esforço. O sucesso almejado e as conquistas realizadas nesta vida terrena não são de fato a herança que deixamos para aqueles que nos cercam, mas a maneira como vivemos e agimos. Como se é lembrado e o que se ensina com as atitudes é a herança mais duradoura do que os bens conquistados. Quer estas lembranças sejam boas ou más. Quando você esta mentido, enganando e tomando o tempo de sua família, esta ensinado para eles e para todos os que o cercam, que o seu trabalho, o dinheiro e tudo o mais é mais importante do que eles. A maior conquista e sucesso que se deve buscar é uma vida de bons exemplos e humildade. E ser exemplar, não é ter uma vida de perfeição, mas uma vida em humildade, onde se é capaz de reconhecer os seus erros e desejar mudanças, não se conformando com as coisas terrenas, mas desejando uma vida direcionada pelo Espírito, capaz de reconhecer seus erros e fraquezas e que busca a sabedoria do alto.

Quando uma pessoa querida e exemplar morre, pode-se ver claramente esta ideia de herança. O dinheiro e tudo o mais são passageiros, mas o bom exemplo continua transformando vidas mesmo após a sua morte. Toda vez que uma pessoa exemplar é lembrada, as recordações agradáveis, recordações cheias de vida. Em contrapartida, a herança deixada por uma pessoa que viveu de maneira egoísta, voltada apenas para sua própria satisfação e desejos pessoais, ainda morta, pode trazer tristeza e amargura.

Que marcas se deve deixar? Que herança deixar neste mundo? Que tipo de sucesso se deve buscar? Uma vida bem sucedida segundo as paixões deste mundo, onde tudo é vaidade e correr atrás do vento”, onde “a terra e a ferrugem hão de consumir”, ou um sucesso que nos concede uma vida em abundância, segundo os padrões de Deus, onde o sucesso e a vitória vão além deste curto tempo que teremos aqui na terra? Uma vida egoísta, cheia de “vaidades e paixões”, mas vazia ou uma vida cheia do “Espírito”, cheia de Deus, onde você poderá usufruir da vida abundante de que o Senhor fala, uma vida de amizade intima com Ele? O sucesso é uma decisão, e cabe a cada um, decidir que marcas quer deixar.

Deve-se desejar ter uma vida como a de Salomão? Ou uma vida como a de Abraão (Hb.11: 8-16) que deixou sua terra por obediência a Deus e peregrinou em terra estrangeira porque procurava uma pátria melhor, “se estivesse pensando na terra de onde saiu, teria a oportunidade de voltar, Ma ao invés disso, esperava ele por uma pátria melhor, isto é, a pátria celestial”, e apesar de suas fraquezas e erros, pode deixar marcar tão profundas e valiosas, que ainda hoje, serve de exemplo para muitos de nós.

“Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem uns aos outros superiores a si mesmo. Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também os interesses dos outros. Seja a atitude de vocês como a de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo que devia se apegar, mas esvaziou de si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens, E, se encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz! Por isso Deus o exaltou á mais alta posição e lhe deu o nome que esta acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai (…) Façam tudo sem queixas e nem discussões, para que venham a tornar-se puros e irrepreensíveis, filhos de Deus, inculpáveis no meio de uma geração corrompida e depravada, na qual vocês brilham como estrelas no universo” Fl.2:3-11, 14-17 (NVI).

Música Tema: “Marcas” do Grupo Logos

Nenhum comentário:

INFORMAÇÕES

Deseja nos ajudar com ofertas ou se tornar um parceiro mensal? Oferte pelo site: acpay https://www.acpay.com.br/conheca/cru/pMu8c79d4fdb6860caa05471e7290933b418893ffa1 ou B BRASIL / CONTA 3107-0 /AG. 26281-1